AFM 50 anos de história
Em 2 de setembro de 1976 a AFM iniciou sua atividade produtiva com cerca de 50 funcionários. Na década de 70 não existiam em Luís Alves instituições bancárias, de telefonia ou estrutura rodoviária que facilitassem a locomoção. A comunicação com os clientes e os fornecedores era feita por telex, sendo da AFM o primeiro aparelho do tipo no município.
Já em seu primeiro ano de atuação, não obstante as dificuldades, a empresa conquistou importantes clientes cujo relacionamento mantém ainda hoje. Até a metade da década de 80 a AFM manteve cerca de 120 a 130 funcionários, mesmo após a crise econômica de 1982 que atingiu fortemente o segmento. O ano de 1986 foi marcado por grandes conquistas; a AFM adquiria seu segundo Forno Fusor, aumentando a capacidade de produção em metal líquido para 1800 kg. A partir de 1988 a AFM iniciou exportações para Alemanha, Chile e EUA.
O início da década de 90 foi marcado por grande instabilidade econômica, o que gerou redução do quadro de funcionários. Já em 1992 a AFM sofreu a perda de seu fundador, Frederico Missner. A empresa permaneceu sob a direção da família, sendo dirigida pela sua esposa, Helge Ruth Missner, e seus filhos Arne Roberto Missner e Carlos Frederico Missner.
A partir de 2008, com o ingresso da terceira geração familiar na administração, a empresa investiu fortemente na gestão da qualidade, na produtividade e nas temáticas ambientais; adquiriu, inicialmente, equipamentos capazes de regenerar a areia usada no processo (ADF). As áreas de Tratamento Térmico, Fusão e Qualidade também foram totalmente renovadas. Os investimentos em tecnologia e em capacitação de funcionários possibilitaram a conquista de mercados focados na qualidade, cujas demandas exigem peças complexas e de maior valor agregado.
Desde a sua primeira peça, fundida em setembro de 1976, a AFM mantém-se no mercado com sólidos valores e com a visão de que precisa, invariavelmente, crescer alinhada aos seus clientes e colaboradores. São 50 anos investindo e incentivando pessoas, com um forte senso de dever para com todos os quais se relaciona e com espírito inovador na busca de soluções e na transposição de obstáculos.
Os desafios dos primeiros anos de funcionamento, à primeira vista insuperáveis, não foram capazes de impedir que o sonho e a visão de futuro persistissem. A tenacidade e o propósito de superação desde sempre se firmaram imperativos.
A partir de 2020 a empresa investiu na reestruturação da sua linha de moldagem e tratamento térmico, aliando conceitos da tecnologia 4.0 em seus processos.
Atualmente sua principal linha de moldagem é automatizada, com foco na produção de peças em aço entre 20 e 500kg. Sua estrutura de tratamento térmico e inspeção fornece as condições ideais para atendimento de graus elevados de qualidade e confiabilidade.