AFM 50 anos de história

A Acearia Frederico Missner foi fundada em 1971 por seu idealizador, Frederico Carlos Augusto Missner. Seus planos de construir uma fundição sempre estiveram aliados ao desejo de possuir uma matriz energética renovável. Dessa forma, a cidade de Luiz Alves, em Santa Catarina, foi escolhida para a estruturação do empreendimento, uma vez que possuía uma pequena usina hidroelétrica até então desativada.
Da fundação até o início das atividades passaram-se 5 anos. Neste ínterim consolidaram-se o projeto, a construção e a aquisição de maquinário. As maiores dificuldades, na época, estavam ligadas à ausência de infraestrutura tais como rodovias, fontes de energia e telecomunicações.

Em 2 de setembro de 1976 a AFM iniciou sua atividade produtiva com cerca de 50 funcionários. Na década de 70 não existiam em Luís Alves instituições bancárias, de telefonia ou estrutura rodoviária que facilitassem a locomoção. A comunicação com os clientes e os fornecedores era feita por telex, sendo da AFM o primeiro aparelho do tipo no município.

Já em seu primeiro ano de atuação, não obstante as dificuldades, a empresa conquistou importantes clientes cujo relacionamento mantém ainda hoje. Até a metade da década de 80 a AFM manteve cerca de 120 a 130 funcionários, mesmo após a crise econômica de 1982 que atingiu fortemente o segmento. O ano de 1986 foi marcado por grandes conquistas; a AFM adquiria seu segundo Forno Fusor, aumentando a capacidade de produção em metal líquido para 1800 kg. A partir de 1988 a AFM iniciou exportações para Alemanha, Chile e EUA.

O início da década de 90 foi marcado por grande instabilidade econômica, o que gerou redução do quadro de funcionários. Já em 1992 a AFM sofreu a perda de seu fundador, Frederico Missner. A empresa permaneceu sob a direção da família, sendo dirigida pela sua esposa, Helge Ruth Missner, e seus filhos Arne Roberto Missner e Carlos Frederico Missner.

 

No ano 2000 a empresa angariou o certificado ISO 9001. Este evento impulsionou a abertura de novos mercados e a diversificação de sua produção. Os anos que se seguiram foram de estímulo, crescimento e conquista de novos clientes.

A partir de 2008, com o ingresso da terceira geração familiar na administração, a empresa investiu fortemente na gestão da qualidade, na produtividade e nas temáticas ambientais; adquiriu, inicialmente, equipamentos capazes de regenerar a areia usada no processo (ADF). As áreas de Tratamento Térmico, Fusão e Qualidade também foram totalmente renovadas. Os investimentos em tecnologia e em capacitação de funcionários possibilitaram a conquista de mercados focados na qualidade, cujas demandas exigem peças complexas e de maior valor agregado.

Desde a sua primeira peça, fundida em setembro de 1976, a AFM mantém-se no mercado com sólidos valores e com a visão de que precisa, invariavelmente, crescer alinhada aos seus clientes e colaboradores. São 50 anos investindo e incentivando pessoas, com um forte senso de dever para com todos os quais se relaciona e com espírito inovador na busca de soluções e na transposição de obstáculos.

Os desafios dos primeiros anos de funcionamento, à primeira vista insuperáveis, não foram capazes de impedir que o sonho e a visão de futuro persistissem. A tenacidade e o propósito de superação desde sempre se firmaram imperativos.

A partir de 2020 a empresa investiu na reestruturação da sua linha de moldagem e tratamento térmico, aliando conceitos da tecnologia 4.0 em seus processos.

Atualmente sua principal linha de moldagem é automatizada, com foco na produção de peças em aço entre 20 e 500kg. Sua estrutura de tratamento térmico e inspeção fornece as condições ideais para atendimento de graus elevados de qualidade e confiabilidade.